Buscar
 
Associação precisa de você
 
 
Educação >Artigos
Artigos
Novenas
Entrevista com Bispos
Prática Espiritual
Nossa Senhora
Terço e Rosário
Cursos Religiosos
Orações Diárias
Galeria dos Santos
Testemunhos

ASJ
Área: Humana
Concentração: Artigos
Previsão início:


--------------------------
Carlos Alberto Di Franco
Área: Humana
Concentração: Artigos
Previsão início:


--------------------------
Cássio Abreu
Área: Espiritual
Concentração: Artigos
Previsão início:


--------------------------
ciic
Área: Espiritual
Concentração: Artigos
Previsão início:


--------------------------
CNBB
Área: Espiritual
Concentração: Artigos
Previsão início:


--------------------------
ver todos os artigos

E-mail do amigo:

Seu nome:

Artigos - CNBB

 

CATECISMO DA IGREJA
15/9/2014

catecismo1.jpgA Igreja comemora, agora em 2012, os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica! Este momento vem ao encontro do "Ano da Fé", anunciado e aberto pelo Papa Bento XVI no dia 11 de outubro, pp., que pede a retomada catequética juntamente com uma vida de sincera conversão. Torna-se oportuno aproveitar estas comemorações para recordar os fundamentos da nossa fé e os valores que os sacramentos imprimem em nossa vida.

Neste tempo de tantas possibilidades e ofertas, não podemos nos esquecer de que precisamos voltar nosso olhar e interesse pelas coisas de Deus. Por isso, torna-se mais do que necessário retomar a leitura da publicação do Catecismo da Igreja Católica, aprovado a partir da "Fidei Depositum", (11 de outubro de 1992, do Beato João Paulo II) atualizado após o Concílio Ecumênico Vaticano II.

Guardar o depósito da fé é a missão que Jesus Cristo deixou como legado à sua Igreja. Este legado a acompanha em todos os tempos. Nós, seguidores de Cristo, estamos inseridos neste tempo e somos responsáveis pela missão. Portanto, hoje, novamente se faz necessário reconhecer seus ensinamentos e comunicá-los aos que ainda Nele não creem. Nisto acontece o resplendor do anúncio do Evangelho!

Celebrar este aniversário é rememorar os valores da nossa vida cristã e a nossa fidelidade a Cristo. Recordando nosso olhar para a vida do homem nós conseguimos reconhecer a Deus. Enquanto homens que nos identificamos com Ele, vivemos e transmitimos a fé. Daí a importância da nossa catequese.

O Catecismo da Igreja Católica é um instrumento para orientar todos os fiéis no caminho de Cristo, que, consequentemente, os leva no caminho ao encontro com os irmãos.

Deve-se reconhecer que o Catecismo é denso, refletindo em toda a primeira parte a "Profissão de fé" do batizado. Há ali uma reciprocidade entre a revelação de Deus para o homem e a resposta humana de fidelidade. Ali se dá também a articulação dos "três capítulos": a fé na Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.catecismo2.jpg

Já em seguida se estuda como se dá a ação de Deus (para manifestar a Salvação) na realização das obras de Jesus Cristo e da ação do Espírito Santo, também hoje pronunciadas e manifestadas nas liturgias que são celebradas. Por isso, a liturgia é o pedestal da vivência dos Sacramentos da Fé.

São "bem-aventurados" os que se identificam numa ação livre e despojada, munidos pela fé e graça de Deus, em favor dos pobres e descrentes. Aí se manifesta a caridade, que acontece a partir dos Mandamentos de Deus.

Porém, toda a ação do cristão, mesmo fundamentada na catequese, se torna fraca se não for alimentada pela oração. Daí a importância da oração contínua na vida de fé. O Catecismo da Igreja Católica foi assim pensado para condensar a doutrina e os valores da fé católica. Em sua linguagem encontramos inúmeras referências bíblicas. Algumas não são citadas, mas o estudo e a reflexão apresentados vêm ao encontro do que Jesus ensinou aos seus discípulos e às multidões que O seguiam, presentes na Sagrada Escritura. Os Evangelhos registram o que Jesus falou e fez em favor dos que querem seguir e estar com Deus. Este "estar com Deus" se inicia no aqui e agora toda vez que vivemos plenamente os valores por Ele ensinados.

O "Ano da Fé" nos aproxima oportunamente a reler o Catecismo da Igreja Católica para dom_orani_joao_tempesta1.jpgsermos mais santos, fraternos e humanos. Deus abençoe a todos na recuperação do estudo do Catecismo da Igreja Católica!

Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

 
 
Revista Brasil Cristão Julho 2016
 
 
webCompany Aviso legal