Campanha Topo

Intercessora


No dia 27 de novembro a Igreja celebra Maria Santíssima sob o título de Nossa Senhora das Graças. A devoção a Mãe de Deus sobre esse título é uma das mais populares no mundo e sua imagem possui riquíssimos simbolismos e significados.

Na Rua Du Bac, 140, em Paris, no dia 27 de novembro de 1830, a noviça da Congregação de São Vicente de Paulo, Catarina Labouré recebeu a visita da Mãe de Deus que se apresentou sob o título de Nossa Senhora das Graças.

Agora, vamos explicar mais detalhes dos significados e simbolismos de cada detalhe da imagem esculpida, segundo as visões da santa francesa:

Os raios
Um dos detalhes mais observados na imagem de Nossa Senhora das Graças é em relação aos raios que emergem de suas mãos abertas. Para entender o significado desses raios, nada melhor que ouvir da própria Virgem Maria que disse à Santa Catarina de Labouré:

“Os raios são o símbolo das Graças que derramo sobre as pessoas que Me as pedem. Os raios mais espessos correspondem às graças que as pessoas se recordam de pedir. Os raios mais finos correspondem às graças que as pessoas não se lembram de pedir.”

A túnica branca
A túnica na cor branca se remete à pureza de Maria Santíssima, para sempre foi e será a Virgem Maria.

O véu branco
Na época em que a Virgem Maria viveu, as judias usavam véu no cabeça em sinal de pureza e recato.

O cinto azul
Existe a bela analogia na cor do cinto de Nossa Senhora das Graças e no local em que ele se encontra posicionado: a cor azul remete ao céu e o cinto azul se encontra, justamente, “ligado” à túnica branca. Esse complemento é interpretado como que para se chegar ao céu é necessário viver a pureza na terra e foi assim que Maria Santíssima viveu.

O manto azul
O manto que recobre a túnica branca é azul e representa que Maria está no céu como rainha dos anjos e dos homens.

A coroa com 12 estrelas
Em (Ap 12,1), o apóstolo João teve a visão de 12 estrelas. A interpretação da Igreja sobre essas estrelas é que elas remetem ao número de apóstolos escolhidos por Cristo Jesus. O fato de Nossa Senhora das Graças aparecer com a indicação de 12 estrelas em sua coroa, significa que ela é Rainha e preserva a doutrina dos apóstolos que pregaram em nome de seu filho até o fim da vida.

A serpente debaixo dos pés
Em (Gn 3,15), encontra-se o seguinte relato: “esmagou a cabeça da serpente”, que remete ao fato de Maria ser a “Nova Eva” que enfrenta e vence o demônio.

A figura da serpente embaixo dos pés da Virgem Maria, representa, justamente que Maria é a Mulher do Apocalipse que esmaga a cabeça do demônio por meio da obediência que viveu a Deus e pela humildade que nunca perdeu em seus dias terrenos.

O globo sob os pés
Foi a própria Virgem Maria que explicou sobre o globo que se encontra sob seus pés à Santa Catarina Labouré:

“Este globo que vês representa o mundo inteiro e especialmente a França, e cada pessoa em particular.”



Maria se apresenta como a mãe que quer cuidar de todos os seus filhos e almejava que cada ser humano recorra a ela como Jesus certamente recorria para pedir ajudar enquanto crescia em graça, estatura e sabedoria.

A Medalha Milagrosa
Na frente da Medalha aparece a Virgem Maria esmagando a cabeça da serpente que está sobre o globo (a terra que é o campo de batalha no combate contra o mal). Maria, em virtude de sua graça, tem o poder para triunfar sobre Satanás.

As mãos estendidas, abertas e seus dedos adornados com anéis revestidos de pedras preciosas, de onde saem raios que caem sobre a terra: os raios simbolizam as graças, as quais Maria derrama sobre o mundo e a quem lhes peça; os anéis simbolizam a fidelidade de Maria para seu Criador e seus filhos.

Nos relatos de Santa Catarina Labouré: “As mãos da Virgem estenderam-se para a terra, enchendo-se de anéis cobertos de pedras preciosas. A Santíssima Virgem disse-me: ‘Eis o símbolo das Graças que derramo sobre todas as pessoas que mais pedem ...' Porém, ela lamenta: 'mas ninguém me pede...’”

As doze estrelas sobre a cabeça da Virgem Maria e a cor de seu manto mostram a mulher vestida de sol, do Livro do Apocalipse.

A inscrição revela explicitamente a identidade de Maria: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”. É a invocação que, a pedido da própria Mãe de Deus, deve subir ao céu, incontáveis vezes, repetidas por cristãos do mundo inteiro. Esta invocação afirma a Imaculada Conceição da Virgem, manifestada a Santa Catarina na aparição de 27 de novembro de 1830, muito antes do dogma (1854) que confirma que “por uma graça especial que lhe vinha da morte de seu Filho, Maria é sem pecado desde o começo de sua concepção”.

A letra 'M', símbolo de Maria e sua maternidade espiritual, se entrelaça à base da Cruz que é o mistério da redenção. Os dois sinais mostram a relação indissolúvel que liga Cristo à sua Santíssima Mãe.

Os Sagrados Corações de Jesus e de Maria: O de Jesus, contornado por uma coroa de espinhos significa a cruel Paixão vivida por Cristo por amor aos homens. O de Maria, transpassado por uma lança lembra a profecia de Simeão: “Eis que uma espada de dor transpassará teu coração...”. Maria, para a nossa salvação, aceita o sacrifício do seu próprio Filho. A aproximação dos dois Corações expressa a vida de intimidade de Maria e Jesus.

As doze estrelas ao redor da medalha correspondem aos doze Apóstolos e representam a Igreja, fundada por Cristo.

O uso da Medalha Milagrosa é um sinal de que confiamos na força poderosa da intercessão da Virgem Maria e de que atendemos ao seu pedido que recorramos a Ela em todas as dificuldades de nossa vida terrena.

Notícias

Ver mais
6 de fevereiro de 2023

Oração “Sob a Proteção de Nossa Senhora das Graças”

Ó Maria Santíssima, vós que és a Mãe da Graça e do […]
6 de fevereiro de 2023
Vela Mãos Ensanguentadas de Jesus

Acenda a vela MEJ

Faça um pedido de oração às Mãos Ensanguentadas de Jesus [...]
5 de fevereiro de 2023
Fotografia do Frei Gilson e Padre Iágaro Domingos no 1º Acampamento Louvemos o Senhor

1º Acampamento Louvemos o Senhor

Veja como foi o 1º Acampamento Louvemos o Senhor [...]
4 de fevereiro de 2023
Fotografia da oração, da medalha milagrosa e bíblia sagrada

Participe dos sorteios no Acampamento Louvemos

Concorra a prêmios incríveis e abençoados, dias 4 e 5 [...]
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial