Nesta semana estamos comemorando os vinte anos do Plano Real.
Muitos jovens não têm a menor ideia da importância dessa data, haja vista que nem imaginam como a hiperinflação pode corroer o dinheiro, os salários e, principalmente, a dignidade humana.
Os preços por quinze anos subiam diariamente, sem nenhum critério e a inflação, comparada a um enorme dragão, incendiava a moeda retirando o poder aquisitivo dos brasileiros.
Ninguém era capaz de planejar se seu dinheirinho seria suficiente para adquirir os alimentos entre outros itens de consumo.
A corrida aos supermercados só era comparada à velocidade com que as máquinas etiquetadoras colocavam novos preços nos produtos vendidos.
Hiperinflação é pior que inflação e a criação da URV foi uma espécie de espelho do dólar que mantinha duas moedas no país de forma a amortecer os efeitos da corrosão monetária.
Vinte anos de sucesso.
Hoje os preços se estabilizaram e os brasileiros nem imaginam o que é viver as angústias de uma instabilidade econômica.
Sediamos uma copa do mundo, construímos estádios de futebol e continuamos empregando comissionados a torto e a direito em órgãos públicos.
Os aumentos das contas de telefone, luz elétrica, automóveis, terrenos e imóveis, além é claro de alguns itens relacionados à agropecuária, agricultura e construção civil são controlados com impostos elevadíssimos.
A indústria e o comércio padecem lentamente.
Será que o dragão da inflação vai acordar vinte anos depois?
Essa é uma pergunta que quem souber responder vai, com certeza, ganhar muito prestígio, principalmente, neste ano eleitoral.
PALAVRA DE HONRA!
PALAVRA DE HONRA!
Mais Notícias Século News
[post-recentes cat=’191′ qtd=’4′ col=’4′ destaque=’n’ texto=’14’ negrito=’n’ cor=’4072AD’ slider=’s’]