Olá, na dica de carreira de hoje eu vou fazer uma pergunta: Você é persistente ou você é teimoso?
Que pergunta heim! Você já parou pra pensar nesta grande diferença? Ser perseverante significa que você sabe realmente o que quer, que tem um objetivo e que vai fazer o que for possível para que ele seja atingido.
Caso tenha algum contratempo com uma ação, trabalho ou estratégia, você cria outras possibilidades para que aquilo seja feito.
Ser teimoso é defender um ponto de vista. É estar fechado para qualquer outra possibilidade que não a sua.
Pessoas teimosas são pessoas difíceis, que estão sempre brigando pra ter razão, que não conseguem ser questionadas pelo o que estão fazendo e acabam sendo mais agressivas.
As pessoas teimosas acabam por não se relacionar bem com as pessoas, tende a querer controlar o que os outros pensam e fazem e ficam muito críticas com o que não lhes agrada.
As pessoas persistentes entendem que existem obstáculos, que elas precisam de pessoas para ajudar a chegar até seu ponto. Os persistentes conversam e sabem colocar seu ponto de vista, evidenciando quais as reais necessidades e ganhos em conseguir aquilo.
Mesmo que não consigam convencer numa primeira conversa, eles se preparam para as próximas discussões.
Os persistentes alcançam seus objetivos cedo ou tarde, os teimosos continuam brigando com as situações, com as pessoas e com a vida pela vida toda.
Ser teimoso em um ambiente de trabalho não é algo inteligente. Ser teimoso cria inimizades, barreiras de crescimento na carreira e competição.
Esse tipo de postura é muito comum em conflitos de gerações, em negociações entre áreas dentro da mesma empresa e em reuniões, nas quais é preciso abrir mão de alguma coisa.
Faça esse exercício e verifique se sua persistência não está virando uma teimosia e se sua teimosia não está barrando seu crescimento profissional.
Na briga entre teimosia e persistência escolha a persistência e tenha a oportunidade de criar um ambiente de trabalho mais produtivo, pessoas mais próximas e portas abertas.
Desejo sucesso pra você em sua persistência.
Até a próxima semana com mais dicas do Minha Carreira.