Todos os anos a campanha da fraternidade é lançada na quarta-feira de cinzas e se estende ao longo da quaresma. Em 2013 a campanha completa 50 anos e a temática escolhida foi “Fraternidade e Juventude”, como forma de promover uma reflexão para a Jornada Mundial da Juventude.
Para o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, a juventude é de extrema importância para a igreja e para a sociedade, “tudo que significa educação e preparação para a vida, que os jovens recebam hoje algo sólido.” Afirma o cardeal.
O tema relacionado aos jovens é abordado pela segunda vez em uma Campanha da Fraternidade, “a primeira foi em 1992 e de lá para os dias atuais a realidade e a mentalidade dos jovens mudou, mas eles ainda continuam sendo protagonistas de transformações na sociedade”, afirma Dom Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar e referencial para o setor juventude na Arquidiocese de São Paulo.
Com o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), a campanha pretende preparar a sociedade para fortalecer o diálogo com os jovens. “Na nossa realidade a juventude passa a ser sinal de mudança e merece uma atenção especial da sociedade e da igreja”, afirma Dom Tarcísio Scaramussa.
Do RS21