Em time que se ganha, não se mexe. O técnico Tite usou desta frase para montar o Corinthians versão 2013 para Copa Libertadores. O Timão estreia nesta noite, às 22 horas contra o San José na Bolívia. O Alvinegro entra com a responsabilidade de ser o atual campeão.
O treinador não quis fazer tantas alterações. Ele manda à campo a base do time campeão mundial de clubes no Japão. A única mudança é na defesa. O zagueiro Chicão lesionado será substituído por Gil. Nas demais posições o time é o mesmo que fez a festa em dezembro de 2012.
As principais contratações da equipe também ficarão na reserva: o atacante Alexandre Pato e o meia Renato Augusto. Coincidentemente a estratégia adotada por Tite é a mesma do clássico contra o Palmeiras no último final de semana, quando houve empate em 2 a 2.
O fator altitude mexeu com a logística de viagem do Corinthians. Ao invés do time seguir para Oruro, local da partida, a delegação ficou em Cochabamba. Isto porque a cidade onde será realizada a partida está numa altitude de 3.700 metros do nível do mar. A cúpula corintiana optou por concentrar-se em Cochabamba e seguir para o jogo apenas momentos antes do apito inicial. Assim fica mais fácil a adaptação.
O Corinthians integra o grupo 05, ao lado do Tijuana do México, San José da Bolívia e Millonários da Colômbia. O Tijuana estreou com vitória ao bater o Millonários por 1 a 0 na Colômbia.
Do RS21