Os cardeais aprovaram no dia 5 um telegrama que foi enviado para a sua santidade Bento XVI Papa Emérito. Em nome de todo o Colégio Cardinalício, a mensagem assinada pelo cardeal decano, Angelo Sodano, saudava o Papa pelo iluminado ministério Petrino e reconhecia o exemplo de Bento XVI pelo bem da Igreja e do mundo. Depois da coletiva imagens da urna usada na votação do Papa foram divulgadas pelo Vaticano.
Além do telegrama a Bento XVI, novos juramentos foram feitos por conta da chegada de novos cardeais. Durante a congregação geral de hoje todos os cardeais puderam se pronunciar. Não houve nenhum tipo de restrição, os 33 cardeais se manifestaram. No geral foram discutidos, a renovação da Igreja com base no Concílio Vaticano segundo, as atividades da Santa Sé e também o Motu Proprio feito pelo Bento XVI, que dá direito aos cardeais de adiantar a data do Conclave. Durante a tarde de hoje não haverá Congregação Geral. Os cardeais devem ficar em meditação.
Nea quarta-feira, por volta das 17 horas (horário local) os cardeais participaram de uma tarde de orações na basílica de São Pedro. A oração foi presidida pelo cardeal decano, Angelo Sodano.
Do RS21