Fórum teve como objetivo despertar a consciência social
Atualizada em 18/08/2014 às 18h22
“É necessário abraçar algumas causas específicas para conseguir um país mais justo e mais democrático”, disse o bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, dom Guilherme Werlang, durante o Fórum “Construindo a Cidadania e a Paz”. O evento foi promovido pela Comissão das Pastorais Sociais do regional Centro-Oeste da CNBB, no dia 16 de agosto, e contou com a presença de representantes das Pastorais Sociais, padres e bispos.
Segundo dom Guilherme, o Fórum teve como objetivo “despertar a consciência social, muitas vezes entorpecida pela ação midiática”. O bispo recordou, também, a importância das Pastorais Sociais que “sempre estiveram presentes na caminhada da CNBB e, agora, de modo especial no regional Centro Oeste, querem contribuir para o agir consciente e, assim, encarnar o Evangelho dentro da sociedade atual, ainda injusta e desigual”.
Na oportunidade, o bispo de Ipameri falou sobre a 5ª Semana Social Brasileira (SSB), que teve como tema “Estado para que e para quem?” e apresentou a carta compromisso da 5ªSSB aos participantes do Fórum.
Já o bispo de Goiás, dom Eugênio Rixen, abordou a fundamentação da Doutrina Social e do magistério da Igreja sobre as Pastorais Sociais.
Também estiveram em pauta a realidade sócio-política de Goiás e do Distrito Federal e o histórico das Semanas Sociais Brasileiras.
Metas de trabalho
No evento, foram definidas ações para as atividades sociais no regional Centro-Oeste, entre elas a formação e a capacitação de lideranças para cidadania e a paz; participação nos conselhos municipais e estaduais; conscientização na atuação efetiva do cristão na transformação da realidade sócio-política e econômica.
No encerramento, foi eleita a equipe de coordenação das Pastorais Sociais do regional Centro-Oeste para a articulação de ações no regional.
A 2ª edição do Fórum foi agendada para agosto de 2015.
Fonte: CNBB com informações do regional Centro-Oeste.
Veja Mais
[box] [one_third_last]“Francisco confortou-nos e nos conquistou”, diz jovem coreano[/one_third_last][/box]