Hugo Chavez morreu, nesta terça-feira (5), aos cinquenta e oito anos de câncer. Ele foi o 56º presidente da Venezuela. O vice-presidente, Nicolás Maduro, assumiu o governo e novas eleições devem ser convocadas em 30 dias.
Durante seu governo, Chavez criticou o neoliberalismo e os Estados Unidos. Sob o comando de Hugo Chavez, a Venezuela passou a se chamar República Bolivariana da Venezuela, em homenagem ao líder latino americano, Simon Bolívar.
O presidente exerceu o poder por 14 anos, durante esse período, ele implantou políticas econômicas favoráveis as classes baixas, centralizou poder e interveio diretamente na economia. A maior riqueza da Venezuela é o petróleo, exportado também para os Estados Unidos.
Em 2011, Chavez foi diagnosticado com um câncer na região pélvica. Todo o tratamento contra a doença foi feito em Cuba. O presidente chegou a anunciar que havia sido curado.
Depois de derrotar Henrique Caprilles em outubro de 2012, Chavez foi reeleito pela terceira vez com quase 55% dos votos. Em dezembro, voltou a Cuba para tratar do câncer.
Durante a internação, pouco se sabia do real estado de saúde de Chavez. Ele permaneceu em Cuba por dois meses e surpreendeu a população ao voltar para a Venezuela em 18 de fevereiro de 2013.
Do RS21