O Bispo da Diocese de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, participou do programa Você Pode Ser Feliz, com Padre André, na Rede Século 21. Em entrevista, Dom Vilson falou sobre a renúncia do Papa Bento XVI e o papel do católico na eleição do novo Papa.
Para Dom Vilson, a renúncia do Papa teve um papel importante na Igreja, e demonstrou um ato de fé e coragem. “Representou um grande gesto de coragem, humildade. Alguém que sempre se colocou a serviço, como ele mesmo dizia, ‘da vinha do Senhor’. Diante das dificuldades, limitações, das suas forças também por questões da idade, ele entregou no dia de ontem (28) o seu cargo”, destaca o Bispo.
A renúncia “de fato é um gesto de grande humildade, também porque ele serviu com dedicação à Igreja. Nós sabemos o quanto ele se dedicou. Todo o esforço em muitos países do mundo… vindo ao Brasil e também passando a sua mensagem de esperança para nós. Vejo como um gesto de pastor, de alguém desapegado do poder. Alguém que realmente exerceu o Ministerio Petrino, com dedicação e amor. E na hora que achou que deveria passar a diante o báculo, ele está passando”.
Com a renúncia do Papa Bento XVI, a Igreja passa para o período de Sé Vacante, até a escolha do novo Papa da Igreja. Um período que, segundo Dom Vilson, deve ser de muita oração. “Esse período é muito importante para a gente, primeiro como católico, rezar para a eleição do novo Papa. Lembrar que lá estarão reunidos os Cardeais para eleger o novo sucessor. Lembrando que Papa não é só o Bispo de Roma, mas de toda Igreja. É grande a responsabilidade que ele tem. Portanto, vamos estar reunidos em oração, para que seja eleito, dentro de poucos dias, o novo Papa da nossa Igreja”, afirma Dom Vilson.
Assessoria de Imprensa RS21