O porta-voz da Casa Branca também tentou evitar maiores danos às relações entre Alemanha e Estados Unidos
Atualizada em 08/07/2014 às 14h20
O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, explicou que Washington está ciente da detenção, mas que não iria comentar assuntos relacionados aos serviços de Inteligência.
Earnest também tentou evitar maiores danos às relações entre Alemanha e Estados Unidos e aos vínculos pessoais entre o presidente Barack Obama e a chanceler alemã, Angela Merkel.
O clima entre os dois líderes ficou tenso depois que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos foi acusada de espionar o celular da chefe de Governo europeia.
“O que posso dizer é que as relações entre Washington e Berlim são muito importantes. É uma parceria muito próxima que temos em um raio de Segurança que também envolve assuntos de Inteligência. Esta parceria foi erguida com base no respeito e em décadas de cooperação. Tudo isso é prioridade não só para a administração Obama quanto para este país. Por isso, vamos trabalhar com a Alemanha para resolver o problema de forma adequada”, disse o porta-voz da Casa Branca Josh Earnest
Na quarta-feira da semana passada, um agente do Serviço de Inteligência Alemão que trabalhava desde 2012 para a CIA foi detido.
Segundo a imprensa alemã, ele teria transmitido mais de 200 documentos aos Estados Unidos.
Em visita oficial a Pequim, Merkel declarou que o caso era grave se as informações viessem a ser confirmadas.
Ela também ressaltou que a situação era contraditória em um cenário de cooperação e confiança entre dois países sócios.
Mais Notícias Século News
[post-recentes cat=’191′ qtd=’4′ col=’4′ destaque=’n’ texto=’14’ negrito=’n’ cor=’4072AD’ slider=’s’]