Mateus 13,54-58
Atualizado em 01/08/2014 às 06h00
[box type=”info”]
PRIMEIRA LEITURA: Jeremias 26,1-9
EVANGELHO: Mateus 13,54-58
[quote type=”center”]Foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa? Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso? E não sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: É só em sua pátria e em sua família que um profeta é menosprezado. E, por causa da falta de confiança deles, operou ali poucos milagres.[/quote][/box]
COMENTÁRIO
“Jesus realizou ali poucos milagres.”
Jesus é desprezado em sua pátria. A encarnação de Jesus Cristo significa que Deus se tornou humano, e que somente através desse homem-Deus (Jesus de Nazaré) conseguimos conhecer o Deus Pai. É essa adaptação ao meio humano e nessa inserção no mundo que consiste o essencial do mistério da vida de Jesus de Nazaré.
Esse episódio é somente um pretexto para mostrar o desprezo de seus compatriotas, que contrata com a admiração que outros têm mostrado diante do ensinamento de Jesus. Os seus conterrâneos conhecem a Jesus e a sua família e não conseguem explicar como o filho de um artesão pode ter tanta sabedoria e poder para ensinar com autoridade e realizar milagres.
“Na vossa imensa bondade, escutai-me Senhor.”
SSalmo 68(69),14c
Veja mais:
[box] [one_third_last]Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]