Lucas 5, 33-39
Atualizado em 05/09/2014 às 06h00
[box type=”info”]
PRIMEIRA LEITURA: 1Coríntios 4, 1-5
EVANGELHO: Lucas 5, 33-39
[quote type=”center”]Eles então lhe disseram: Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam com freqüência e fazem longas orações, mas os teus comem e bebem… Jesus respondeu-lhes: Porventura podeis vós obrigar a jejuar os amigos do esposo, enquanto o esposo está com eles? Virão dias em que o esposo lhes será tirado; então jejuarão. Propôs-lhes também esta comparação: Ninguém rasga um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha, porque assim estragaria uma roupa nova. Além disso, o remendo novo não assentaria bem na roupa velha. Também ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo arrebentará os odres e entornar-se-á, e perder-se-ão os odres; mas o vinho novo deve-se pôr em odres novos, e assim ambos se conservam. Demais, ninguém que bebeu do vinho velho quer já do novo, porque diz: O vinho velho é melhor.[/quote][/box]
COMENTÁRIO
Jesus é interrogado.
Jesus age sempre da mesma forma em qualquer circunstância. Ele extrapola o esquema do homem piedoso. Não somente se senta à mesa em companhia de pessoas pouco recomendáveis, como também não pratica a formação de ascese que caracterizava todo homem religioso: o jejum.
Nessa situação, as tensões e os conflitos surgem por causa de dois tipos de mentalidade: a religiosa e a pastoral. Há aqueles que tentam preservar o que é antigo com novos remendos, de forma que as tradições eclesiais e espirituais possam também corresponder a uma mudança nas instituições e nas regras (o novo vinho em novos odres).
As palavras de Jesus mostram, de uma parte, seu ponto de interesse pelos ritos de purificação judaicos e, de outra, sublinham o contraste entre a pregação austera de João Batista e o ambiente de alegria da chegada de Jesus.
“Vem do Senhor a salvação dos justos.”
Salmo 36(37), 39a
Veja mais:
[box] [one_third_last]Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]