Lucas 6, 20-26
Atualizado em 10/09/2014 às 06h00
[box type=”info”]
PRIMEIRA LEITURA: 1Coríntios 7, 25-31
EVANGELHO: Lucas 6, 20-26
[quote type=”center”]Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis! Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem! Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas. Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação! Ai de vós, que estais fartos, porque vireis a ter fome! Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis! Ai de vós, quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas![/quote][/box]
COMENTÁRIO
Bem-aventurado vós que sois pobres porque vosso é o Reino de Deus.
Logo após Jesus ter escolhido os doze, eles abandonaram tudo, levantaram-se e seguiram o Mestre.
Lucas em seguida apresenta este quadro de bem-aventuranças. Pode nos parecer que aquela renúncia dos discípulos não significasse muita coisa, uma vez que pouco possuíam.
No entanto, foram chamados por Cristo de bem-aventurados, porque tinham entendido que a vida do homem não depende dos bens que possui. Para conseguir a felicidade, será então necessário nos tornarmos miseráveis? Não. Os ideais do cristão não são a privação a indigência, o sofrimento. O motivo da alegria é a promessa de que para nós chegou o reino de Deus.
Na medida em que o Reino de Deus é graça, corresponde melhor à pobreza do homem do que à sua riqueza.
“Ouve, filha, vê e presta atenção!”
Salmo 44(45), 11a
Veja mais:
[box] [one_third_last]Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]