Lucas 6, 27-38 – Ano A
Atualizado em 11/09/2014 às 06h00
[box type=”info”]
PRIMEIRA LEITURA: 1Coríntios 8, 1b-7. 11-13
EVANGELHO: Lucas 6, 27-38
[quote type=”center”]Digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra. E ao que te tirar a capa, não impeças de levar também a túnica. Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames.O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles. Se amais os que vos amam, que recompensa mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis bem aos que vos fazem bem, que recompensa mereceis? Pois o mesmo fazem também os pecadores. Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que recompensa mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também.[/quote][/box]
COMENTÁRIO
Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam.
Esse mandamento universal só pode ser cumprido na imitação de Deus, de sua perfeição e de sua misericórdia.
Devemos desenvolver e conservar em nós a capacidade de conceder o perdão. Quem é incapaz de perdoar, é incapaz de amar.
Não se trata apenas de uma ampliação quantitativa do amor. A modificação é qualitativa e situa-se no plano da fé: o discípulo de Jesus ama todos os homens porque pretende ser sinal do amor de Deus para o mundo.
A grande característica de Lucas é de nos transmitir a bondade e a misericórdia que Deus nos manifestou por meio de Jesus Cristo.
“Conduz-me pelo caminho da eternidade, ó Senhor!”
Salmo 138(139), 24b
Veja mais:
[box] [one_third_last]Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]