Mateus 18,15-20
Atualizado em 13/08/2014 às 06h00
[box type=”info”]
PRIMEIRA LEITURA: Ezequiel 9,1-7;10,18-22
EVANGELHO: Mateus 18,15-20
[quote type=”center”]Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu. Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.[/quote][/box]
COMENTÁRIO
Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o em particular.
O relato do evangelho de hoje responde a um problema concreto das comunidades cristãs. A Igreja é, ao mesmo tempo, santa e pecadora. Na santidade de filhos de Deus, somos irmãos, responsáveis uns pelos outros, sobretudo quando o pecado está destruindo essa santidade.
Daí a exigência de correção fraterna. Só em última instância o pecador deve ser excluído da comunidade.
Correção fraterna por quê? Não é cada um o único responsável por si mesmo? A Igreja é uma comunidade cujos membros estão comprometidos uns com os outros, quer queiram, quer não; pra isso, o pecado, embora cometido individualmente, tem incidência comunitária. O pecado também tem dimensão social.
Ninguém vive isolado na comunidade eclesial, pois a salvação é individual e comunitária ao mesmo tempo.
“A glória do Senhor ultrapassa a altura do céu.”
Salmo 113(113),4b
Veja mais:
[box] [one_third_last]Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]