Mateus 11,20-24
Atualizado em 15/07/2014 às 06h00
[box type=”info”]
PRIMEIRA LEITURA: Isaías 7,1-9
EVANGELHO: Mateus 11,20-24
[quote type=”center”]Depois Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de seus milagres, por terem recusado arrepender-se: Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e a cinza. Por isso vos digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós! E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Não! Serás atirada até o inferno! Porque, se Sodoma tivesse visto os milagres que foram feitos dentro dos teus muros, subsistiria até este dia. Por isso te digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Sodoma do que para ti![/quote][/box]
COMENTÁRIO
“Reprovação das cidades que não se converteram.”
Jesus começa a criticar as cidades de Corozaim, Betsaida e Cafarnaum. Cronologicamente, a invectiva contra as cidades incrédulas deve ser, sem dúvida, colocada no final do ministério de Jesus na Galileia. Mas, logicamente, insere-se nessa seção que trata da incredulidade encontrada pela mensagem de Jesus na sua terra.
Jesus reprova as formas de cegueira moral como o orgulho ou o preconceito, que não permitem que se abra um espaço para recebermos em nossas vidas a presença e o chamado de Deus. Na longa corrida, o caminho para o arrependimento e a conversão fica assim bloqueado.
Essas palavras de Jesus não têm um tom condenatório, mas podem ser entendidas como um convite à conversão. Nelas se encerra também uma advertência para a comunidade cristã, cujos membros contemplaram os sinais de Jesus.
”Deus sustenta sua cidade eternamente.”
Salmo 47(48),9d
Veja mais:
[box] [one_third_last]Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]