Lucas 7 31-35 – Ano A
Atualizado em 17/09/2014 às 06h00
[box type=”info”]
PRIMEIRA LEITURA: 1Coríntios 12, 31. 13, 1-13
EVANGELHO: Lucas 7, 31-35
[quote type=”center”]A quem compararei os homens desta geração? Com quem se assemelham? São semelhantes a meninos que, sentados na praça, falam uns com os outros, dizendo: Tocamos a flauta e não dançastes; entoamos lamentações e não chorastes. Pois veio João Batista, que nem comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Ele está possuído do demônio. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e libertinos. Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.[/quote][/box]
COMENTÁRIO
Com que se assemelha esta geração?
Os Evangelhos de Mateus e Lucas, após relatarem a parábola das crianças que brincam numa praça, trazem um elogio a João Batista.
Na conclusão desse discurso, faz-se uma alusão aos pequenos que são “filhos da sabedoria de Deus”, por oposição aos sábios (escribas e fariseus). Com efeito, os pequenos chegam a decifrar os sinais dos tempos e a ler neles a vinda do Reino, ao passo que os grandes sábios correm o grave risco de passar à margem do acontecimento.
Devemos estar prontos para entrar na dinâmica de Deus sem nos importar para onde vamos. Importa estar seguindo o ritmo de Deus e realizar com ele a grande dança do universo: uma experiência que alguns santos perceberam e realizaram. Há um lado da vida a ser descoberto; basta entrar na dança.
“Celebrai o Senhor com a cítara, entoai-lhe hinos na harpa de dez cordas!”
Salmo 32(33), 2
Veja mais:
[box] [one_third_last]Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]