[box type=”info”]
PRIMEIRA LEITURA: 1Coríntios 15, 1-11
EVANGELHO: Lucas 7, 36-50
[quote type=”center”]Um fariseu convidou Jesus a ir comer com ele. Jesus entrou na casa dele e pôs-se à mesa. Uma mulher pecadora da cidade, quando soube que estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro cheio de perfume; e, estando a seus pés, por detrás dele, começou a chorar. Pouco depois suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugava com os cabelos, beijava-os e os ungia com o perfume. Ao presenciar isto, o fariseu, que o tinha convidado, dizia consigo mesmo: Se este homem fosse profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que o toca, pois é pecadora. Então Jesus lhe disse: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Fala, Mestre, disse ele. Um credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta. Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos a sua dívida. Qual deles o amará mais? Simão respondeu: A meu ver, aquele a quem ele mais perdoou. Jesus replicou-lhe: Julgaste bem. E voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para lavar os pés; mas esta, com as suas lágrimas, regou-me os pés e enxugou-os com os seus cabelos. Não me deste o ósculo; mas esta, desde que entrou, não cessou de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta, com perfume, ungiu-me os pés. Por isso te digo: seus numerosos pecados lhe foram perdoados, porque ela tem demonstrado muito amor. Mas ao que pouco se perdoa, pouco ama. E disse a ela: Perdoados te são os pecados. Os que estavam com ele à mesa começaram a dizer, então: Quem é este homem que até perdoa pecados? Mas Jesus, dirigindo-se à mulher, disse-lhe: Tua fé te salvou; vai em paz.[/quote][/box]
COMENTÁRIO
Tua fé te salvou, vai em paz.
Lucas está mostrando Jesus que entra nas casas de todo mundo sem distinção e aceita convites dos pobres e ricos da mesma forma, do saudável ou do doente, sem se importar com as normas rigorosas de pureza estabelecidas pelos líderes espirituais de seu povo.
Hoje vemos Jesus na casa de um fariseu, num lugar de alto nível. Eles já se haviam colocado à mesa e a conversa parecia no rumo certo, quando, de repente, uma mulher que era bem conhecida entra. Com um recipiente na mão, procura por Jesus: cena de choro a ponto de molhar os pés de Jesus.
Ele era diferente dos outros homens que se aproximavam dela: todos usavam e abusavam de sua beleza e corpo. Jesus foi o primeiro homem que olhou para ela sem desejo e deu-lhe a esperança de se tornar uma pessoa livre.
“Louvai o Senhor, porque ele é bom!”
Salmo 117(118), 1
Veja mais:
[box] [one_third_last]Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]