Mateus 19,23-30
Atualizado em 19/08/2014 às 06h00
[box type=”info”]
PRIMEIRA LEITURA: Ezequiel 28,1-10
EVANGELHO: Mateus 19,23-30
[quote type=”center”]Jesus disse então aos seus discípulos: Em verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no Reino dos céus! Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. A estas palavras seus discípulos, pasmados, perguntaram: Quem poderá então salvar-se? Jesus olhou para eles e disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível. Pedro então, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que deixamos tudo para te seguir. Que haverá então para nós? Respondeu Jesus: Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna. Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros.[/quote][/box]
COMENTÁRIO
Quem deixar tudo receberá muito mais e herdará a vida eterna
O Evangelho de hoje começa com uma declaração de Jesus um pouco forte. Ela se torna forte porque desvirtuamos as prioridades. Se colocamos o dinheiro como primeiro plano de nossa vida, ou como nossa razão de ser, então, sim, torna-se difícil entrar no reino dos Céus.
Devem ter sido numerosos os discursos deste tipo nas comunidades primitivas, muito confusas quanto à atitude a ser adotada em relação aos ricos.
A importância desse problema apareceu, sobretudo, na comunidade de Jerusalém, composta de muitos pobres (At 4,34ss)
“Eu extermino e chamo à vida.”
Deuteronômio 32,39c
Veja mais:
[box] [one_third_last]Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]