Mateus 12,38-42
Atualizado em 21/07/2014 às 06h00
[box type=”info”]
PRIMEIRA LEITURA: Miniqueias 6,1-4.6-8
EVANGELHO: Mateus 12,38-42
[quote type=”center”]Então alguns escribas e fariseus tomaram a palavra: Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre. Respondeu-lhes Jesus: Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas: do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra. No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e a condenarão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará com esta raça e a condenará, porque veio das extremidades da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está quem é mais do que Salomão.[/quote][/box]
COMENTÁRIO
“Um sinal para essa geração perversa.”
É pedido a Jesus que realize um sinal convincente. As palavras que são dirigidas agora são uma dura reprovação e um anuncio tranquilo que vai acontecer para aqueles que o desprezaram.
A geração perversa, que abre e conclui o relato, pode ser identificada como sendo o povo de Israel e é representada pelos seus líderes espirituais, que desprezaram a Jesus e agora pedem um sinal.
A comparação final é enigmática e deve ser entendida no contexto de uma mentalidade muito diferente da nossa. Na antiguidade, pensava-se que o mundo estava povoado por espíritos , que eram os causadores das enfermidades e das desgraçadas. Com a chegada do Reino, o príncipe dos demônios foi vencido e o mundo libertado da tirania desses espíritos, mas aqueles que não aceitam a libertação que o Reino traz caíram numa situação pior.
”Ao que procede retamente, a este mostrarei a salvação de Deus.”
Salmo 49(50),23b
Veja mais:
[box] [one_third_last]Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]