Mateus 13,10-17
Atualizado em 24/07/2014 às 06h00
[box type=”info”]
PRIMEIRA LEITURA: Jeremias 2,1-3.7-8.12-13
EVANGELHO: Mateus 13,10-17
[quote type=”center”]Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: Por que lhes falas em parábolas? Respondeu Jesus: Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. Ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem. Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare (Is 6,9s). Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.[/quote][/box]
COMENTÁRIO
“A Fé.”
A pergunta feita pelos discípulos que se aproximam de Jesus é enigmática: por que falar em parábolas com o povo? A parábola é uma comparação entre as coisas da vida cotidiana, da vida diária e os mistérios do Reino de Deus. Ela tem a função evangélica de ajudar as pessoas a compreenderem os mistérios de Jesus e de sua vinda salvífica.
O grande problema levantado por Jesus é que, mesmo assim, certas pessoas de Israel ou a grande maioria não queria entender o que estava acontecendo. O coração destas pessoas está endurecido e impedido de perceber e processar no seu interior os constantes apelos de Jesus. Vejam que Mateus acaba seu texto colocando na boca de Jesus um grande axioma: muitos desejaram ver e ouvir o que vemos e escutamos e não tiveram esta oportunidade. Não a desperdicemos.
”Em vós está a fonte da vida, e é na nossa luz que vemos a luz.”
Salmo 35(36),10a
Veja mais:
[box] [one_third_last]Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]