21º Domingo do Tempo Comum
Atualizado em 24/08/2014 às 06h00
PRIMEIRA LEITURA:Isaías 22,19-23
Depor-te-ei de teu cargo e arrancar-te-ei do teu posto. Naquele dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias. Revesti-lo-ei com a tua túnica, cingi-lo-ei com o teu cinto, e lhe transferirei os teus poderes; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi; se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá; fixá-lo-ei como prego em lugar firme, e ele será um trono de honra para a casa de seu pai.[/one_half][one_half_last]
SEGUNDA LEITURA:
Romanos 11,33-36
Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos! Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro? Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído? Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém.[/one_half_last]
EVANGELHO: Mateus 16,13-20
[quote type=”center”]
Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (…)
[/quote] [/box] [one_half]COMENTÁRIO
”Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo.”
Diante da confissão de Pedro, Jesus responde com uma palavra de felicitação e uma missão muito especial perante a Igreja: confia-lhe a missão de ser a rocha sobre a qual a Igreja será alicerçada.
Esta fé constitui o fundamento sólido da Igreja, tornando-a capaz de vencer as forças contrárias. O ministério específico de Pedro consiste em confirmar os irmãos na fé e proclamar o Evangelho, assumindo o exercício da caridade entre as comunidades cristãs.
A mudança do nome produz um jogo de palavras (Cefas = rocha) e descreve a tarefa que Jesus lhe pede: ser rocha firme, para que a Igreja não sucumba diante das dificuldades. A entrega as chaves do Reino confirma o poder de “ligar e desligar”, essa expressão designava, entre os judeus da época de Jesus, o poder para interpretar a Lei de Moisés com autoridade. Assim, Jesus nomeia Pedro o fundamento de sua Igreja, com autoridade para interpretar sua Palavra e anunciá-la a todos os povos.
[/one_half]
[one_half_last]REFLEXÃO
Para nós, hoje, quem é Jesus?
A exemplo do Pedro estamos livres para ouvir e acolher as revelações do Pai?
[/one_half_last]
”Senhor, eternara é a vossa bondade, não abandoneis a obra de vossas mãos.”
Salmo 137(138),8bc
Veja Mais
[box] [one_third_last]Novena das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]