Mateus 23,13-22
Atualizado em 25/08/2014 às 06h00
[box type=”info”]
PRIMEIRA LEITURA: 2Tessalonicenses 1,1-5.11b-12
EVANGELHO: Mateus 23,13-22
[quote type=”center”]Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Vós fechais aos homens o Reino dos céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar. (Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Devorais as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso, sereis castigados com muito maior rigor.) Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis mares e terras para fazer um prosélito e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos. Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: (…) Se alguém jura pelo altar, não é nada; mas se jura pela oferta que está sobre ele, é obrigado. Cegos! Qual é o maior: a oferta ou o altar que santifica a oferta? Aquele que jura pelo altar, jura ao mesmo tempo por tudo o que está sobre ele. Aquele que jura pelo templo, jura ao mesmo tempo por aquele que nele habita. E aquele que jura pelo céu, jura ao mesmo tempo pelo trono de Deus, e por aquele que nele está sentado.[/quote][/box]
COMENTÁRIO
Ai de vós, escribas e fariseus…
Os fariseus da época de Jesus tinham desenvolvido uma série de medidas contra aqueles que se tornavam cristãos: não só eles se negavam a fazer parte do Reino, mas impediam a entrada de outras pessoas.
Nessas acusações, existe uma comparação implícita entre o discipulado farisaico e o discipulado cristão: os fariseus fazem prosélitos para convertê-los em filhos do abismo; os cristãos, para fazê-los filhos de Deus.
A cegueira dos fariseus consiste em não saber distinguir o importante do secundário, algo muito grave porque eles são os guias do povo.
“Porque o Senhor é um Deus imenso, um rei que ultrapassa todos os deuses.”
Salmo 94(95),3
Veja mais:
[box] [one_third_last]Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]