Mateus 23, 27-32
Atualizado em 27/08/2014 às 06h00
[box type=”info”]
PRIMEIRA LEITURA: 2Tessalonicenses 3,6-10.16-18
EVANGELHO: Mateus 23,27-32
[quote type=”center”]Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão. Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Edificais sepulcros aos profetas, adornais os monumentos dos justos e dizeis: Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos manchado nossas mãos como eles no sangue dos profetas… Testemunhais assim contra vós mesmos que sois de fato os filhos dos assassinos dos profetas. Acabai, pois, de encher a medida de vossos pais![/quote][/box]
COMENTÁRIO
Ai de vós, escribas e fariseus…
É o texto final do discurso da condenação dos chefes do povo judaico por Jesus, representados por estes dois grupos: escribas e fariseus.
Na sociedade, para não dizer também no âmbito da vida eclesiástica, a hipocrisia aganha uma amplitude considerável. Temos o silêncio das estruturas políticas e muitas vezes religiosas em relação às injustiças do mundo.
Podemos deduzir que nem somos lógicos com o Senhor, nem somos fiéis. Frequentemente, nos falta coerência entre o pensamento e a ação. Devemos sentir-nos responsáveis, pois estamos integrados numa solidariedade em que tudo o que vivemos tem consequências sobre toda a nossa existência.
“Felizes os que temem o Senhor, os que andam em seus caminhos.”
Salmo 127(128),1a
Veja mais:
[box] [one_third_last]Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus[/one_third_last][/box]