Verdade seja dita, nos dias de hoje, palestrantes brotam e multiplicam se exponencialmente. Haja informação, conteúdo, produtos e serviços, que bombardeiam pais e educadores a todo o momento. O que fazer diante de tanta oferta? Temos a opção de viver conforme tendências, de expressarmos nossas opiniões baseadas em pensamentos de terceiros, ou mesmo solicitar a estes “formadores de plantão” que tomem partido de nossa realidade e encaminhem nossos filhos e alunos.
Para quem participou ou participa de tanta palestra, vamos partilhar a seguinte opinião “o fluxo de informação em excesso, gera mais insegurança e impotência do que segurança e autonomia”, reitero com um dito de um pensador romano antigo “para o navegador que não sabe onde deseja chegar, qualquer vento é desfavorável”. Desta forma, convido a todos os pais e educadores a protegerem se desta realidade que mais aprisiona do que liberta, convido a todos a exercitarem o senso crítico e fugir das máximas ou mesmo clichês, que compõe a grande parte do discurso do dito profissional.
Parece que em todas as palestras educacionais devem ser citados de maneira depreciativa: reality show, escolhas sexuais, gostos musicais, dependência química, adultério, malefícios do meio virtual, violência pública, corrupção, etc. Talvez o uso indiscriminado destas realidades seja por falta de conteúdos mais pontuais e assertivos, gostaria de uma formação cada vez mais respaldada em soluções, pois precisamos entender que verbalizar tanto estas realidades fazemos mais apologias do que um debate claro ao que consideramos inadequado.
Esquecemos que Deus não enviou o seu Filho ao mundo ?para condenar o mundo. Talvez com essa certeza o público torne se crítico e sensato a ponto de não sair repetindo realidades que não condizem com seu dia a dia. Por fim, desejo que todos nós, possamos optar pela luz, para que nossas obras sejam vistas por todos e que saibamos que tudo que há de bom em nossas vidas e decisões provem de Deus, mãos a obra e rumo a autonomia.
Ricardo Chagas
Consultor Educacional
www.caixadeferramentas.org.br