O vídeo que encantou a todos por mostrar crianças narrando a história da Páscoa, volta para a grade de programação da Rede Século 21. De linguagem simples, mas fiel às passagens bíblicas, o “História da Páscoa” virou sensação na internet quando foi lançado (março de 2013).
No ano de seu lançamento, o portal RS21 conversou com equipe de produção do vídeo, que atualmente já atingiu mais de 254 mil visualizações no Youtube.
O Voa Flor, grupo voluntário e anônimo, tem por finalidade divulgar o amor de Deus.
Confira a entrevista exclusiva com a Voa Flor:
RS21: No Youtube vocês disseram que esse é o primeiro projeto do Voa Flor, qual o conceito da equipe de vocês?
Voa Flor: O Voa Flor é um grupo de pessoas que sonha em passar os valores de Deus através dos vídeos. O nome Voa Flor foi inspirado na florzinha chamada Dente de Leão. Aquela que quando a gente assopra espalha suas sementinhas, fazendo outras flores brotarem por todos os lugares. Queremos que a mensagem dos vídeos seja assim também: Que voe por aí como incontáveis sementes, crescendo e brotando onde os olhos nem podem mais ver.
RS: Vocês pretendem continuar produzindo campanhas como essa ou se voltar para outro tipo de produção?
VF: Pensamos sim em fazer outras produções seguindo a mesma linha, com crianças encenando e narrando histórias Bíblicas, mas também estamos abertos a outras ideias que forem surgindo. O objetivo é transmitir valores e isto pode ser feito de várias maneiras.
RS: Que público alvo vocês pretendem atingir com essa campanha?
VF: Qualquer pessoa que esteja aberta a ouvir: Tanto cristãos quanto não cristãos, homens e mulheres, adultos e crianças, diversas classes sociais. Quando fizemos o vídeo não pensamos muito em quem ele deveria atingir, mas sim em passar uma mensagem consistente sobre a História da Páscoa e espalhá-la. Não esperávamos tamanha repercussão, muitas escolas tem nos pedido autorização para mostrarem aos alunos, empresas aos funcionários, igrejas às congregações, TVs e rádios aos ouvintes. Isso só confirmou que o projeto é para todos!
RS: Como vocês estão lidando com essa receptividade ?
VF: É muito gratificante ver um trabalho ser aceito de forma tão carinhosa. Temos recebido centenas de e-mails e mensagens de apoio, agradecimento, carinho. Pra nós é uma alegria imensa saber que tanta gente tem visto esta mensagem. O objetivo era que a sementinha fosse espalhada, e ela realmente foi. Não por nosso mérito, mas pelo envolvimento de pessoas que iam assistindo e compartilhando.
RS: O uso da linguagem infantil, recontando a história da páscoa de acordo com a visão que as próprias crianças tem do fato, facilita a receptividade do público ?
VF: Com certeza. Muitas pessoas têm nos escrito dizendo que há anos não se emocionavam com esta história já tão conhecida. Ouvir uma história tão complexa ser contada de forma tão singela nos dá outra visão, outro sentimento.
RS: A páscoa é um assunto sempre muito debatido, principalmente agora nas proximidades da data, e vocês conseguiram produzir algo diferente e emotivo que está sendo bem compartilhado. Como foi o processo de produção da campanha? Que elementos influenciaram a escolha das crianças, músicas e figurino?
VF: Foi um projeto que tomou nosso coração. Todas as pessoas envolvidas trabalharam de forma voluntária e anônima, e todas elas têm paixão pelo que fazem. Estas características unidas formaram uma equipe linda de se trabalhar. Fizemos primeiramente o roteiro e a partir dele exploramos o que poderia ser feito na produção, nas cenas, nos figurinos. A história da Páscoa cristã abrange temas pesados, como tortura, crucificação e morte. Pensamos juntos em como apresentar estas cenas de forma mais leve, sem perder a intensidade. As crianças que participaram das filmagens e narrações fazem parte da Comunidade que frequentamos. A música foi feita e gravada especialmente para este vídeo, seguindo os climas do roteiro e a ordem das cenas. Tivemos uma equipe talentosa e muito bem disposta fazendo um trabalho com o coração!
RS: Quanto tempo demorou a produção da campanha?
VF: No total contamos dois meses e meio. Nas primeiras semanas fizemos as reuniões, decidimos o roteiro, as cenas. Nos dois meses seguintes fizemos a produção, filmagem, gravação do áudio, música e edição do vídeo.
RS: Qual foi a maior dificuldade encontrada nessa produção?
VF: Com certeza o maior desafio foi também o maior privilégio: filmar as crianças. Ao mesmo tempo que a espontaneidade delas encantava e nos dava imagens lindas, era muito difícil preparar cada cena. Arrumávamos as câmeras apontando para um lado, elas corriam para o outro… A cena era triste, mas bem na hora de gravar encontravam algo muito legal pra brincar, todos queriam andar de jumentinho e assim por diante. Tudo dá mais trabalho com crianças, mas é muito mais gratificante!
RS: Como ser criativo lidando com um assunto tão forte e, ao mesmo tempo, já tão debatido, como a religião?
VF: Acreditamos que um dos diferenciais tenha sido justamente este: não lidar com a religião. Contamos uma história, da maneira como aconteceu, seguindo os registros Bíblicos, na simplicidade linda das crianças. Fizemos tudo em amor. E essa mistura acabou tomando os corações dos que viam e ouviam. “Essa é a história da Páscoa: uma história de amor do nosso Deus…” é uma das últimas frases que a menininha narra no vídeo. Não falamos de religião, falamos de um Deus de amor. De um amor que é para todos.
RS: O vídeo acaba levando conhecimento acerca da história de Jesus para todos aqueles que o assistem. Vocês tem uma preocupação social com isso? Como é saber que, a partir da campanha, muitas pessoas podem se aproximar mais de Deus e consequentemente, tornarem-se mais religiosas?
VF: Como respondemos na pergunta anterior, o Deus em quem acreditamos não nos deixa mais religiosos, nos deixa mais amorosos por experimentarmos do amor d’Ele. Este vídeo não foi feito para promover um grupo, uma religião ou uma igreja. Foi feito para contar a história deste amor. E amor só gera mais amor.
“Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele.” Lc 18 vs. 17