Parte 1
Parte 2
Em João 10, 1-10, Jesus conta esta parábola: “Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora.” (Jo 10, 1-3)
Nessa leitura, Jesus introduz algumas imagens metaforicamente, entre elas a da ovelha, da porta e do pastor, então Dom José Francisco explica-nos que Cristo é a porta e que a porta estreita é uma referência às renúncias e abnegações que todos nós fazemos para segui-lo. Mais adiante, afirma que quem entra pela porta é o pastor das ovelhas, porém como pode ser Ele a porta e o pastor que passa pela porta? Com essa linguagem, Jesus mostra que só é verdadeiramente pastor quando se faz porta, quando dá acesso ao caminho para as ovelhas o seguirem.
Movidos por essa reflexão, somos todos convidados a deixar que Jesus bata na porta do nosso coração, abra e entre para cear em nossa vida, a buscar a Palavra e a Eucaristia, que nos alimentam e fortalecem para não nos afastarmos da Igreja.