É extremamente perceptível em nossa sociedade moderna, o crescimento da violência em várias modalidades e escalas, o que não conseguimos perceber é que em meio a tantos eventos trágicos, existem indivíduos que promovem a paz diariamente, ajudando a implementar uma real cultura de paz.
Não sabemos quem são estes agentes da paz, são como super-heróis, trabalham no escondido, mascarados e discretos. São em sua grande maioria: pais, educadores, membros de variadas religiões, que diariamente encantam jovens e crianças através de suas atitudes quotidianas.
Em tempos que as denominadas maiorias perdem sua capacidade de lutar por seus interesses, sem serem intolerantes a outras realidades, faz se necessário dar ressonância aos adeptos da cultura de paz, agentes de uma política de Intolerância zero, aqueles que abrem mão de serem extremamente informados, por estarem tão atarefados nas atividades diárias, que não são contaminados com as desesperanças advindas dos veículos de comunicação, que diariamente bombardeiam seus expectadores com notícias e coberturas que causam desânimo em massa, diminuindo assim o número de multiplicadores e adeptos a ações de combate a real violência.
Os interessados a aderirem a esta realidade pacificadora, para não ficarem desmotivados devem: esquecer os holofotes, não esperar reconhecimento, estar diariamente conectado a princípios e valores bem definidos e terem a consciência de que estamos fazendo nada mais do que a nossa obrigação. Parece duro, mas para uma ação continuada e efetiva, a VERDADE, sempre deve prevalecer. Então mãos a obra, INTOLERÂNCIA ZERO, a mudança é de dentro para fora, por isso é difícil, mas nunca será impossível.
Por: Consultor Educacional Ricardo Chagas
www.caixadeferramentas.org.br