Com o tema “Alegrai-vos!” 860 consagrados se reúnem em encontro com o objetivo de preparar as famílias religiosas para o Ano da Vida Consagrada, instituído pelo Papa Francisco
Atualizado em 29/08/2014 às 10h05
Foto: Rádio Vaticano
Com o tema “Alegrai-vos!”, estão reunidos desde ontem (28), em Curitiba, 860 Consagrados e Consagradas, vindos de treze Estados do Brasil, para um encontro promovido pela CRB e o Regional Sul 2, com o objetivo de preparar as famílias religiosas para o Ano da Vida Consagrada, instituído pelo Papa Francisco.
A Paróquia Bom Jesus, do bairro Portão, abriu seus braços para acolher consagrados e consagradas, aspirantes, junioristas, noviços e noviças, membros de Institutos da Vida Consagrada, Novas Comunidades de Vida, padres diocesanos e vários bispos, numa grande diversidade de rostos, idades e congregações, sendo reflexo da Igreja, qual jardim florido, com muitos carismas.
O Cardeal Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Consagração para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, fazendo referência ao ano sobre a Vida Consagrada, que terá início em novembro deste ano, disse que “o Papa Francisco quer ressaltar que a vocação consagrada é fundamental na Igreja”. Quanto às mudanças que a vida consagrada vem enfrentando, o Cardeal Aviz, citando ainda o Papa, ressaltou: “Os antigos carismas são dons de Deus, e não podem ficar escondidos debaixo das cinzas. Mas não podem ficar conservando todas as suas tradições, voltados para os séculos passados, sem considerar o mundo atual”.
A partir do tema “Alegrai-vos!” se quer dar ênfase ao fato de que a alegria precisa ser a nota característica de cada consagrado ou consagrada. O Cardeal Aviz, que representa um milhão e quinhentos mil consagrados no mundo, membros de duas mil congregações, em sua palestra, afirmou que a “seguir Deus e o Evangelho é o que realiza as pessoas. E não basta dizer que se é feliz, mas é preciso ser de fato”.
O encontro está sendo transmitido por internet e terá palestra de Dom Bernardo Bonowitz, Abade do Mosteiro Trapista de Campo Tenente (PR), e Frei Clodovis Boff, professor de teologia da PUC de Curitiba.
Fonte: Rádio Vaticano
Veja Mais
[box] [one_third_last]Evangelho do dia – 29/08[/one_third_last][/box]