Ex-primeira ministra britânica sofreu um derrame cerebral
Atualizado em 08/04/2013 às 14h56
Conhecida como Dama de Ferro, a ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher morreu nesta segunda feira, aos 87 anos de idade, em decorrência de um derrame.
Margaret Tharcher foi a primeira mulher a ser chefe de um governo parlamentar na Europa. Ela foi Primeira Ministra de 1979 até 1990. Em seus onze anos e meio de Governo, Thatcher defendeu o Liberalismo econômico, baseado em pouca intervenção do Estado na economia. Considerada líder da Revolução Liberal da década 80, ela foi a chefe de Estado que mais tempo permaneceu no cargo no século passado. Com ideias que apoiavam a privatização e corte dos gastos públicos, o Thatcherismo ainda hoje é forte na política britânica. E foi com base nisso, que durante o seu governo, ela controlou a inflação de 27% para seis anos depois estabilizar a 2,5%. A receita de governo consistia ainda em enfrentar sindicatos e reiterar a necessidade de independência da União Europeia.
Thatcher entrou na vida política aos 33 anos quando foi eleita para o parlamento pelo partido conversador. Em 1970 foi nomeada ministra da educação. Quatro anos depois foi a primeira mulher a ganhar a liderança do partido conservador. O posto levou Thatcher ao cargo de premiê, após vencer as eleições gerais em 1970.
Em 1982, em seu terceiro ano de governo, a primeira ministra enfrentou seu primeiro desafio externo: a invasão das Ilhas Malvinas pela Argentina. Apoiada pelas forças armadas, os britânicos arrasaram os argentinos reconquistando a Ilha em dois meses e meio.
Apelido
O nome pelo qual ficou conhecida, “Dama de Ferro”, foi cunhado pelos comunistas, considerados inimigos pela primeira ministra.
Saúde
Em 1990, Thatcher renunciou após vencer a liderança do partido por uma margem pequena de votos, o que obrigava a realização de um segundo turno. Dois anos depois de sua saída, ela foi nomeada baronesa na câmera dos lordes. Durante algum tempo atuou politicamente criticando adversários e ministrando palestras. A partir de 2002 uma série de pequenos derrames causaram falhas na memória e Margaret Thatcher se afastou da vida pública. Em 2008 a filha, Carol, veio a público dizer que a mãe sofria de demência.
História
Dona de uma personalidade marcante, Margaret Hilda Roberts, seu nome de batismo, nasceu em 13 de outubro de 1925, em Grantham no leste da Inglaterra. Graduou-se em química e direito. Foi a primeira da família a formar-se no ensino superior. Viúva desde 2003, casou-se em 1951 com Denis Thatcher. Margaret Thatcher deixa dois filhos: um casal de gêmeos, Carol e Mark.
Do RS 21