O lema da Ordem é fazer as coisas para a ‘glória maior de Deus’, não é se de admirar que os exercícios foram desenvolvidos para fortalecer a relação com Deus
Atualizado em 31/07/2014 às 17h13
O Papa Francisco é o jesuíta mais popular do mundo, mas o que caracteriza exatamente sua ordem religiosa? O carisma precisa ser rastreado até o fundador da Companhia de Jesus: Santo Inácio de Loyola.
“O fundador dos jesuítas, Santo Inácio, criou uma série de exercícios espirituais, uma série de meditações que ajudam as pessoas a pensar como eles podem seguir Jesus nas circunstâncias de sua própria vida”, explica o autor de “Por que o Papa Lidera Desta Forma” Chris Iowney.
Os exercícios espirituais são uma série de meditações e orações que foram desenvolvidos por Santo Inácio.
O lema da Ordem é fazer as coisas para a ‘glória maior de Deus’, não é se de admirar que os exercícios foram desenvolvidos para fortalecer a relação com Deus: Através de autoconsciência e reflexão, por exemplo, acabar com as restrições internas.
“Talvez eu seja ganancioso e assim eu quero fazer escolhas que têm a ver com a acumulação de dinheiro e assim por diante, ou talvez eu esteja ligado a meus próprios medos. Como talvez a coisa certa ou a melhor a fazer agora, seria a tentar uma nova carreira, ou para ter um pouco mais riscos em termos de como eu falo com as pessoas sobre os meus valores ou crenças religiosas, mas porque eu estou ligado a meus próprios medos de cometer um erro ou parecer tolo, eu não sou livre o suficiente para fazer o que eu deveria estar fazendo”, afirmou Iowney.
Vemos o Papa refletir sobre esses mesmos ensinamentos. De abraçar um espírito missionário para deixar limitações auto imposta com base no medo. Ele sempre diz que é melhor errar do que ter uma Igreja fechada.
Quando ele fala em ir para a fronteira e chegar aos outros, também pode-se chegar até a mentalidade dos Jesuítas.
Eles são conhecidos por serem educadores. Como missionários, os jesuítas foram os primeiros a evangelizar em partes da América Latina, Índia, África e Extremo Oriente.
Mas não é apenas sobre ser um missionário em países distantes. Pode-se ser missionário em casa.
“Temos pessoas que estão alienadas da Igreja, que realmente não tiveram muito contato com a religião. Eles não se importam com a religião. Então, eu acho que a forma como o seu espírito se manifesta é o tipo de foco”, explica Iowney.
Assim, quando o Papa diz que pensa como um jesuíta, mais do que provável, é este tipo de formação a que está se referindo.
No dia da festa de Santo Inácio, jesuítas celebram o legado de seu fundador, que deu forma ao primeiro Papa jesuíta.
Mais Notícias Século News
[post-recentes cat=’191′ qtd=’4′ col=’4′ destaque=’n’ texto=’14’ negrito=’n’ cor=’4072AD’ slider=’s’]