• (19) 3871-9620 Contato
    Ordenação de “bispas” na Igreja Anglicana cria obstáculos ao ecumenismo, dizem católicosOrdenação de “bispas” na Igreja Anglicana cria obstáculos ao ecumenismo, dizem católicosOrdenação de “bispas” na Igreja Anglicana cria obstáculos ao ecumenismo, dizem católicosOrdenação de “bispas” na Igreja Anglicana cria obstáculos ao ecumenismo, dizem católicos
    • ASJ
    • MEJ
    • RS21
    • Notícias
    • Espiritualidade
    • EAD
    • Shopping
    • Aplicativos
    • AO VIVO

    Ordenação de “bispas” na Igreja Anglicana cria obstáculos ao ecumenismo, dizem católicos

    17 de julho de 2014

    A Igreja Anglicana aprovoupor meio de uma votação que mulheres sejam ordenadas bispas pela primeira vez em sua história

     

    Atualizado em 17/07/2014 às 10h06


    “A decisão da Igreja Anglicana de admitir mulheres no episcopado é um ulterior obstáculo para o caminho da unidade. Todavia, continuaremos o nosso esforço em favor do diálogo ecumênico, buscando uma profunda compreensão recíproca e uma colaboração prática onde for possível”. Assim o Presidente do Departamento para o Diálogo e a Unidade dos Bispos ingleses e galeses, Dom Bernard Langley, comentou em uma nota a decisão do Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra reunido em York de aprovar a ordenação episcopal de mulheres.

     

    A mudança, há anos no centro de profundas divisões dentro da Comunhão Anglicana, foi aprovada com a maioria dos dois terços exigidos em cada uma das três Câmaras que compõe o Sínodo (Bispos, clero e leigos).

     

    Na nota, Dom Langley expressa, de qualquer maneira, “apreço” por uma cláusula introduzida no texto que reconhece as razões de quem, na Igreja da Inglaterra, continua a considerar como inadmissível a ordenação episcopal feminina, como é nas Igrejas Católica e Ortodoxa. “Neste difícil momento – acrescenta – reconhecemos ainda uma vez os notáveis progressos ecumênicos realizados nestes decênios pós-Concílio Vaticano II e o desenvolvimento de uma sólida amizade entre as nossas comunidades. Faremos o possível – conclui o Arcebispo de Birmingham – para reforçar estas ligações e procurarmos juntos testemunhar o Evangelho na nossa sociedade”.

     

    O voto favorável à ordenação de mulheres como Bispo foi saudado com satisfação pelo Secretário Geral do Conselho Ecumênico das (CEI), o Rev. Olav Teveit, que desejou que a decisão possa ser “uma bênção para a missão da Igreja da Inglaterra”.

     

    Mulheres Bispos anglicanas já existem em outros países, como nos Estados Unidos e na Austrália. A Igreja da Inglaterra – até agora – estava dividida sobre a questão, não obstante tenha admitido mulheres ao sacerdócio em 1994.

     

    Fonte: Rádio Vaticano

     


    Veja Mais

    [box]

    Diretor da Caritas Jerusalém pede intervenção do Papa

    Evangelho do dia – 17/07

    [one_third_last]

    Santo do dia: Maria Madalena Postel[/one_third_last][/box]

    #COMPARTILHE

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    X

    Copyright 2023 Associação do Senhor Jesus
    Política de privacidade