É a primeira vez em 14 anos que um Papa celebra uma cerimônia de casamento pública na Basílica
Atualizado em 16/09/2014 às 16h27
Uma a uma, as noivas entraram lado de seus pais, na Basílica de São Pedro. Enquanto os noivos esperavam por suas futuras esposas. Um total de 20 casais, todos eles de Roma, foram casados pelo Papa Francisco.
“É uma jornada exigente, por vezes difícil e às vezes turbulenta, mas a vida é assim!”, afirmou o Papa.
É a primeira vez em 14 anos que um Papa celebra uma cerimônia de casamento pública na Basílica. Ele disse que mesmo que haja desafios, o casamento é um dom e a base da sociedade.
“Ele me lembrou de tantas coisas que você tende a esquecer depois de estar casado por tanto tempo. É uma forma de renovar a energia e o entusiasmo”, disse Francisco.
Gaetano di Sangi é uma das centenas de convidados que foram a Roma para celebrar o grande dia com os noivos. Seu sobrinho ia se casar e família veio de Nova York.
“Precisamos do Papa para fazer as coisas neste período de decadência moral e social”,afirmou Sangi.
Curiosamente, as diferentes realidades sociais dos casais refletiram sobre o que a Igreja está lutando. Uma das noivas teve um filho fora do casamento quando era mais jovem. Um noivo teve um casamento anterior anulado.
Alguns dos casais já viviam juntos antes do casamento. Mais do que uma cerimônia, Muitos acreditam que o Papa está enviando uma mensagem de misericórdia para aqueles que estão dispostos a superar o passado e renovar a vida com a Igreja.
“O amor de Cristo pode restaurar os casais para a alegria de caminhar juntos. Isto é o que é o casamento. Homem e mulher caminhando juntos”, afirmou o Papa Francisco.
Claro, houve também alguns conselhos práticos ao longo da cerimônia, não só para os os recém-casados, mas também os que já estão casados há anos.
“Ele disse que o marido deve estar disposto a ajudar sua esposa e a esposa deve estar disposta a fazer o mesmo”, afirmou di Sangi.
A última vez que um pontífice presidiu um casamento público foi em 2000, quando João Paulo II casou oito casais.
Curiosamente, o Papa Francisco concordou em presidir o casamento, poucas semanas antes do Sínodo Extraordinário da Família, onde os Bispos de todo o mundo vão a Roma para conversar sobre os desafios modernos enfrentados pela família.
Mais Notícias Século News
[post-recentes cat=’191′ qtd=’4′ col=’4′ destaque=’n’ texto=’14’ negrito=’n’ cor=’4072AD’ slider=’s’]