O Pontífice lamenta pela tragédia causada por temporal na noite de terça-feira (02) e pede ajuda às instituições civis e eclesiásticas.
Atualizado em 04/04/2013 – 14h 41
A mensagem foi enviada ao arcebispo de Buenos Aires, Dom Mauro Poli. O Papa Francisco se disse profundamente triste com a notícia dos graves danos pelas chuvas torrenciais dos últimos dias, e ofereceu votos à Deus pelo descanso dos falecidos.
A carta foi enviada pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Pontífice.
O novo Papa pede às instituições civis e eclesiásticas da Argentina que “prestem com caridade e espírito de solidariedade cristã a ajuda necessária aos tantos que perderam seus lares e bens pessoais”. Ao mesmo tempo, se dirige às pessoas que estão ajudando no socorro às vítimas, concedendo-lhes a sua bênção.
A Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, decretou três dias de luto oficial.
A Tempestade
A tempestade aconteceu na noite de terça-feira (02/04) .O número de mortos pelas chuvas na Argentina já chega a 54, onde em certas regiões a intensidade das precipitações não tem precedentes.
A cidade mais afetada foi La Plata, a 63 quilômetros de Buenos Aires, com 46 mortes.
“O motivo de verdade não sabemos. Nunca aconteceu. A água acumulava, mas o sistema de drenagem sempre funcionava e a inundação cedia. Dessa vez a água não escoou”, disse uma moradora.
Em La Plata foram registrados 400 mm de água em duas horas, uma marca histórica, o que fez com que milhares de pessoas ficassem isoladas, sem luz ou telefone.Mais de 2.500 pessoas desalojadas ou desabrigadas estão sendo mantidas em 20 abrigos de emergência.
As chuvas ainda causaram seis mortes na capital, Buenos Aires, e outras duas na periferia portenha.
Do RS21
Saiba mais:
Coreia do Norte libera trabalhadores para retorno ao Sul
Chefe da diplomacia americana vai visitar área de conflito
Coreia do Norte impede entrada de trabalhadores sul coreanos
Exército norte-coreano ameaça Estados Unidos e Coréia do Sul