Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (13/02), o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer se pronunciou sobre a renúncia do Papa. O cardeal, que estava em Roma no momento do anúncio, disse que ficou surpreso e compreendeu a decisão do Santo Padre. “A decisão do Papa Bento XVI, merece toda nossa compreensão, respeito e admiração pela sua humildade e coragem e pelo ensinamento de fé que nos deixa no serviço a Jesus Cristo e à Igreja” disse o cardeal.
Sobre a nacionalidade e a idade do novo Papa, dom Odilo Scherer acredita que essas não são as principais questões, e sim se o candidato estará preparado para enfrentar os desafios da pós-modernidade.
Dom Odilo, está entre os cinco cardeais brasileiros que participarão do conclave, votação que reúne 118 cardeais com menos de 80 anos, que podem votar e ser votados. Sobre a sua estreia no conclave, o arcebispo de São Paulo afirma: “Os cardeais vão se reunir, vão rezar, vão refletir sobre as questões todas, a situação da igreja, a situação do mundo, a missão da igreja a ser encaminhada nos próximos anos. E diante disso é que vão começar a despontar as pessoas mais idôneas para o cargo.”
Do RS21