A Pastoral da Pessoa Idosa foi fundada no dia 05 de novembro de 2004 com objetivo de assegurar a dignidade e a valorização dos idosos. Os líderes locais da pastoral fazem visitas mensais aos idosos assistidos, a fim de avaliar o estado físico, mental e espiritual.
Alberto Bianchi, vice coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa e coordenador paroquial da Comunidade Santo Antônio da cidade de Indaiatuba, São Paulo, ressalta que eles buscam a melhora da condição de vida da pessoa idosa para que ela envelheça com dignidade, saúde e sendo respeitada pelos familiares, amigos e comunidade.
A preocupação com os idosos vai além da forma como eles estão se alimentando ou se eles estão tomando seus remédios. Os líderes ainda são conselheiros, levam um pouco de alegaria e fazem companhias para eles. “Eu fico contente! Eu conto os dias para elas virem. A gente conversa uma coisa, outra, né?! Distrai! Fala de evangelho, fala de igreja, aí, depois, elas vão embora e fica tudo triste porque eu fico sozinha”, diz Romilda M. C. Oliveira (82 anos), que espera ansiosa pela visita da pastoral todos os meses.
Segundo Benedita de Fátima Bianchi, uma das líderes da pastoral da pessoa idosa de Indaiatuba, em cada visita vai se criando um laço de confiança e um elo de amor e que os idosos sentem que existe uma pessoa que está se preocupando com elas e isso faz com que elas comecem a pensar o quanto é importante elas se cuidarem. “Por quê? Porque o mês que vem ela sabe que nós vamos visitá-las e elas querem contar para nós o quanto elas evoluíram com a nossa visita (…) ” ressalta Benedita que essa é uma forma de retribuir o amor que eles recebem, fazendo um pouco daquilo que os líderes sugerem.
Do RS21.