O conclave segue com os cardeais confinados na casa de santa Marta no Vaticano, até que um novo representante da Igreja Católica seja eleito.
VOTAÇÃO PARA SUCESSOR DE BENTO XVI CONTINUA QUARTA FEIRA (13)
Cardeais realizarão a segunda etapa da escolha do novo representante da Igreja Católica, nesta quarta feira (13). Quatro votações serão realizadas: duas pela manhã e duas à tarde. Caso o novo Papa seja escolhido, uma fumaça branca sairá da chaminé da Capela Sistina e os sinos da Basílica de São Pedro tocarão anunciando o fim do conclave e o nome do novo Pontífice.
A Rede Século 21 transmitirá as informações sobre a eleição a qualquer momento da programação, principalmente nesta quarta-feira, a partir das 6h30 (horário de Brasília), quando é prevista a saída da fumaça preta, caso ainda não exista um novo papa, ou branca, caso ele seja eleito.
CONCLAVE NÃO DECIDE QUEM SERÁ O SUCESSOR DE BENTO XVI
Por volta das 15h40 (horário de Brasília) de hoje (12), foi liberada fumaça preta da chaminé instalada na Capela Sistina, no Vaticano. A cor da fumaça indica que o sucessor de Bento XVI ainda não foi escolhido. Para que os Cardeais cheguem a um novo nome, os votos devem ser de 77, o que representa dois terços dos 115 cardeais que participam da votação.
O conclave que decide quem ocupará o próximo cargo de Papa, prossegue durante esta quarta-feira (13).
COMEÇA OFICIALMENTE O CONCLAVE
Os Cardeais deram início hoje (12) ao conclave, processo que vai eleger o sucessor do Papa Emérito Bento XVI. No primeiro ritual, os Cardeais foram em procissão da Capela Paulina até a Capela Sistina, local onde o conclave está sendo realizado.
Junto com os 115 Cardeais, que estão em conclave, sacerdotes e guarda suíça acompanharam a procissão. Durante uma hora, os Cardeais oraram a Ladainha dos Santos, entoaram o “Verni Creator Spiritus” (a invocação do Espírito Santo) e fizeram o juramento de sigilo, um a um.
Depois do juramento, o mestre de cerimônias ordenou a saída de todos os que não participam do conclave, o chamado “Extra Omnes”. A porta da Capela Sistina foi fechada. Depois de uma meditação inicial, os Cardeais fizeram a primeira votação.
MISSA MARCA INÍCIO DE CONCLAVE
A missa “Pro Eligendo Romano Pontifice” que marcou o início do conclave, foi celebrada pelo Cardeal italiano Angelo Sodano, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
“Oremos para que o futuro Papa possa continuar esta incessante obra no mundo. Além disso, este serviço de caridade faz parte da natureza da Igreja”, disse o Cardeal Angelo Sodano durante a homilia.
A missa marcou o último momento público dos cardeais antes da eleição do novo Papa.
A expectativa dos vaticanistas – especialistas em Vaticano – é que a escolha do sucessor de Bento XVI seja rápida, pois há um desejo de consenso entre os eleitores. O conclave que elegeu o papa João Paulo II, em 1978, durou três dias, e o do Papa emérito Bento XVI, em 2005, dois dias.
“Queremos agradecer o luminoso pontificado que nos concedeu com a vida e a obra do venerado pontífice Bento XVI” Disse Dom Angelo Sodano, Cardeal Decano da Igreja Católica, durante a Missa “Pro Eligendo Romano Pontífice”, que aconteceu na manhã (12/03) na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Após o agradecimento a Bento XVI todos os Cardeais e fiéis presentes aplaudiram.
Durante a Homilia o Cardeal citou também os Papas João Paulo II e Paulo VI, além de pedir oração para o sucessor de Bento XVI: “Oremos para que o futuro Papa possa continuar esta incessante obra no mundo. Além disso, este serviço de caridade faz parte da natureza da Igreja“.
TURISTAS CHEGAM À ROMA
Na véspera do início do conclave, fiéis e turistas começaram a se reunir na Praça de São Pedro, em Roma. A reunião para eleger o próximo Sumo Pontífice da Igreja Católica teve início nesta terça-feira (12), mas pode levar vários dias para que os cardeais cheguem a um consenso.
Depois de eleito, será na sacada da basílica que o novo Papa fará sua primeira aparição para os fiéis. De acordo com o Vaticano, 5.600 jornalistas de todo o mundo estão credenciados para acompanhar o conclave.
ENTENDA MAIS SOBRE O CONCLAVE :
Conclave vem do latim: fechado à chave, ou, com chave. A expressão remonta aos tempos em que o cardeais ficavam trancados na Capela Sistina até a eleição do novo Papa.
Hoje, a Constituição Apostólica feita durante o pontificado do Beato Papa João Paulo II afirma que os Cardeais devem ficar na Capela Sistina para as votações , mas se hospedam na Casa de Santa Marta também no Vaticano. As escolha do sucessor de Pedro deve ser feita em até vinte dias depois do início da Sé Vacante, tempo em que a administração da Igreja fica nas mãos do Camerlengo, dessa vez é o italiano, Cardeal Tarcisio Bertone. Esse é 75º Conclave e dessa vez, o Papa Emérito Bento XVI publicou um Motu Proprio, em que permite que o conclave comece antes dos 20 dias.
Confira um resumo sobre:
Do RS21
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Saiba mais:
Cardeais Brasileiros que participam do conclave
Cardeais celebram missa para dar início ao Conclave
No primeiro dia do conclave, fumaça será emitida até o começo da noite