O Vaticano anunciou que o Papa Bento XVI vai se despedir dos católicos na Praça de São Pedro em 27 de fevereiro. O Pontífice, de 85 anos, anunciou que vai renunciar no dia 28 deste mês por conta da idade avançada. Nesta terça-feira, a Igreja Católica revelou que ele tem um marcapasso no coração e que foi operado para uma mudança de baterias há três meses.
O porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi disse que: “Alguém falou recentemente sobre a cirurgia no coração e o marcapasso. Essa informação é correta. O procedimento foi para uma troca de rotina nas baterias do aparelho, já colocado há bastante tempo”.
A primeira aparição pública de Bento XVI desde o anúncio da renúncia vai ser na quarta-feira de cinzas, em uma missa na basílica de São Pedro. O sucessor do Papa vai ser designado em um conclave antes da Páscoa. Em meio a um período de incerteza inédito na Igreja Católica em 700 anos, estudiosos apontam a possibilidade da eleição de um Sumo Pontífice da América Latina, da África ou da Ásia, e não necessariamente da Europa.
Fonte: France Presse