14 pessoas já foram infectadas pela doença
Atualizado em 05/04/2013 – 13h 35
A cidade chinesa de Xangai anunciou nesta sexta-feira o fechamento temporário dos mercados de aves de curral vivas para tentar conter a propagação do vírus H7N9 da gripe aviária.
Pelo menos 14 pessoas no leste da China já foram infectadas pela doença, que já provocou seis mortes, quatro delas em Xangai. A decisão de fechar os mercados de aves vivas foi tomada depois que o vírus foi detectado em amostras de pombos do mercado de Huhuai, no subúrbio da cidade. Mais de 20 mil aves foram abatidas pelas autoridades locais. “Todas as galinhas, patos e pombos foram capturados, mortos e enterrados. Eles nos disseram que era para evitar infecções”, disse um vendedor de frutas.
A Organização Mundial da Saúde descartou na quarta-feira o risco de pandemia, pois o vírus não foi transmitido entre pessoas. Mas especialistas ressaltaram a importância de determinar a origem da infecção e como ela é transmitida para as pessoas, com o objetivo de reduzir a exposição dos seres humanos ao vírus.
As autoridades dos Estados Unidos afirmaram na quinta-feira que acompanham de perto a situação provocada pelos casos de vírus da gripe aviária H7N9 na China.
Do RS21
Saiba mais:
Secretário americano de defesa diz que Coreia do Norte é ameaça real
Coreia do Norte libera trabalhadores para retorno ao Sul
Chefe da diplomacia americana vai visitar área de conflito
Coreia do Norte impede entrada de trabalhadores sul coreanos